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O Órgão que defende os direitos do Consumidor (Procon), gerou um ranking onde mostra quais empresas comandam as listas de reclamações em sua base. Surpreendentemente o Banco Itaú lidera o ranking, talvez porque o banco hoje utiliza-se de um sistema maior online, dando ao consumidor a praticidade de resolver tudo em comodidade, mas tem errado muito em não atender os consumidores da forma que desejam.
A Claro vem em segundo lugar com sua lista de clientes insatisfeitos, com suas promoções e falta de compromisso com o consumidor.
O Bradesco em terceiro sem duvidas por gerar taxas e juros indevidos nas contas de clientes.
A Vivo em quarto com sua falta de cobertura e serviços que surpreendem o cliente pelo sinal.
As demais surpreendem por ter melhorado seus níveis de reclamações de um ano para o outro, deixando talvez o consumidor um pouco mais satisfeito ou o consumidor deixou de reclamar das tais marcas.
As dez primeiras empresas sitadas tem que aprender que quanto mais serviços mais reclamações, então se forem gerar serviços, gerem qualidade e atendimento, não se conquista clientes dando serviço sem aparo.
Opinião: Seria bom se o Procon lançasse para nós consumidores quais as empresas mais confiáveis para se investir, para procurar como operadora, onde comprar online entre outras. O mundo se moderniza e só sabemos quais tem maior nível de reclamação, não lembro uma lista de quais empresas mudaram em um ano ou quais investiram mais para aprovação do consumidor. O consumidor mudou, isso já sabemos, mais qual empresa muda pelo consumidor.